sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Eletroacupuntura e moxa na redução de medida abdominal



Antes e Depois



Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir - CETN

A estética associada a acupuntura nada mais é que a junção  do clássico com o novo, da milenar tradição chinesa com recentes paradigmas estéticos forjados pela nossa sociedade moderna. E, por isso mesmo, o tratamento não é sintomático, uma vez que buscando restabelecer a harmonia interna, a saúde se manifestará externamente. 

A elaboração deste trabalho teve como objetivo demonstrar a redução da circunferência abdominal como instrumento auxiliar no tratamento da obesidade através da utilização da eletroacupuntura e moxa estimulando pontos dos meriidianos VC, E e BP. Utilizando 8 pontos locais no abdômen que foram tonificados com moxa, antes da inserção e com eletroestimulação.  A paciente era do sexo feminino, altura, 1,60cm, pesando 69kg, idade de 55 anos, casada e tendo um filho de 32 anos.  Em todas as sessões eram aferidas as medidas de abdômen antes e após as técnicas de procedimento.

O protocolo de atendimento correspondia às técnicas de moxabustão, acupuntura e eletroacupuntura respectivamente. O tratamento era feito com a paciente em decúbito dorsal, relaxada e com o abdômen descoberto para a realização das técnicas. O primeiro passo era a estimulação com a moxa de Artemísia na região do abdômen fazendo um círculo em sentindo horário até provocar uma leve hiperemia, depois tonificava os pontos onde seriam introduzidas as agulhas. 

Os resultados obtidos e analisados demonstraram o sucesso do tratamento com a redução de 7cm da medida abdominal superior, 3cm da média e 6cm na inferior, com melhora no tônus muscular da região e no emocional da paciente.



CLAUDIA BEZERRA VIEIRA CUNHA 
LEISAMANA SAMITA DE MENEZES DA SILVA




Um comentário: