sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Personalidade: Ressonâncias possíveis com os 5 elementos


                        Como descobrir se uma pessoa possui dupla personalidade

Qualquer semelhança não será mera coincidência !
Somos sujeitos da criação e, assim como todos os movimentos do universo respondemos a um mesmo modelo.Estamos circunscritos numa dimensão maior e a partir do momento que entramos nessa sintonia, fazemos parte dela e obedecemos às mesmas leis.
Assim, nossos traços de personalidade, sentimentos, comportamentos se espelham na natureza, em suas formas, movimentos e respostas.Somos natureza e assim não podemos nos comportar de forma diferente.
Somos todos semelhantes com todas as diferenças possíveis, mas brotamos de um mesmo universo.

Observando o desenho da natureza, suas estruturas, rios, montanhas, vales... , se fizermos uma analogia veremos que veios de sangue circula m em nosso corpo como rios que umedecem, nutrem, e vitalizam o organismo assim como na natureza.Cabelos, pêlos, juba, penugem..., unhas, garras, espinhos... são características que se assemelham.

Aqui classificamos o nosso meio numa divisão inter-relacionada de cinco elementos, assim como o corpo tem cinco órgãos fundamentais e cinco vísceras acopladas, cinco tipos de climas, cinco sabores, cinco atitudes, cinco sentimentos, cinco cores...

Tudo muda e se transforma, nada é estático, tudo é movimento constante regido por uma mesma ordem. Um movimento de nascer, crescer, atingir o ápice, desce r, morrer, renascer...,nada se fecha e tudo se completa.

 Sendo assim, para os chineses a expressão da natureza se resume em:

Numa relação de geração... a MADEIRA queima para gerar o FOGO e faz com ele se alastre, este insumo (cinzas) produz a TERRA que cria as rochas  para gerar o METAL que faz brotar a ÁGUA que dá vida aos vegetais e gera a MADEIRA.
Imaginando um circulo vicioso, a Água nutre a Madeira que produz o Fogo que engendra o Metal e este gera a Água...
Por outro lado Madeira se utiliza da terra para produzir, absorve os seus nutrientes, suas raízes perfuram e racham a terra, então a Madeira controla a terra;
A Terra absorve a água, impedindo que ela se espalhe, então a Terra controla a água;
Por sua vez a Água apaga o fogo e então a Água controla o fogo;
O Fogo derrete o metal e por isso o Fogo controla o metal;
O Metal corta a madeira, impede o crescimento de suas raízes  na terra, portanto o Metal controla a madeira.
Isso tudo serve pra quê?
Pois bem vamos continuar fazendo as correlações:

Começando pelo elemento MADEIRA:

            
  
Energia ascendente, sobe, cresce, ocupa espaço, gosta do sol e é
sensível aos ventos fortes.
Tronco, galhos, raízes correspondem respectivamente conjunto tronco, membros e pés. Firmamos os pés na terra, somos eretos, e crescemos. Problemas ligados à coluna (sustentação), membros, músculos e articulações mostram desequilíbrio em madeira.
O seu órgão relacionado é o FÍGADO, que controla a função contrátil dos músculos e tendões.
Além disso, os olhos são os órgãos sensíveis da madeira e as unhas o seu tecido. Um Fígado bom trás uma visão reluzente e vigorosa além de unhas resistentes rosadas e lisas.
Por isso do ponto de vista energético, pode se conhecer a saúde do Fígado examinando os olhos e as unhas.
Falando de visão, a visão interior que nos faculta o sentido de planejar, imaginar, criar, o que chamamos de intuição, nos exige paciência. Portanto a irritabilidade exacerbada demonstra um desequilíbrio da madeira. A falta de sentido de direção, insegurança (sensação de estar perdido, sem caminho) confere uma desarmonia da visão interna, o sexto sentido como quiserem denominar. Este potencial revelador nato é essencialmente orientador, portanto dificuldade com escolhas, falta de poder decisivo, traduzem desordens do fígado.
A cor relacionada com a Madeira é o verde e o sabor ácido tonifica o fígado. Assim comer coisas mornas que crescem esguios como uma árvore (folhas verdes, ervas, chás caseiros, os derivados de trigo integral) favorece a madeira.
Madeira tem tendência à raiva. Pessoas madeira têm sensibilidade aflorada e isso às vezes predispõe a frustração e a intolerância.
A exacerbação da raiva desorganiza a subida da energia ascendente podendo provocar tonteira e perda de sentido.
Uma fruta: limão
Uma hortaliça: espinafre

Personalidade Madeira:

Pessoas que gostam das manhãs, primavera,  são esguios e tem especial gosto pelas artes, sensibilidade e percepção afloradas , espiritualistas, grande poder de análise, s ão grandes estrategistas (visão ampla).
Gostam de movimento, mudanças, viagens e por isso podem ter problemas com disciplina,coisas muito metódicas e rotineiras. Não se dão muito bem com pessoas autoritárias e de poder vigoroso.
Atividade: Meditação, quietude, Yoga, favorecem a visão interna, afloram a intuição.
Capacidade de Criação
Atitude de fé: PACIÊNCIA
Madeira em excesso pode deixar as pessoas impacientes, intolerantes e irritadiças. Tendem a ser dominadoras e ansiosas, sofrem de pressão interna e pra fugir da angústia tendem a precipitar as coisas. Podem ser egoístas e mal humorada s. Pessoas que gritam.
Madeira em deficiência pode deixar as pessoas extremamente inseguras, indecisas e por isso influenciáveis. Tem pouca força interior, são tímidas, passivas, estão sempre vivendo conflitos acerca de si mesmos porque na verdade não se enxergam não se situam não se posicionam.
Sem atitudes, são expectadores diante da vida.

FOGO

             

Energia exuberante que se irradia em todas as direções, energia expansiva, sol, verão, coração, o vermelho, o sorriso. Fogo em equilíbrio dá bons pensamentos, boa vontade, solidariedade, bons sentimentos e facilidade de comunicação. A alegria está presente. A língua é o órgão sensível e a tez o seu tecido. O coração comanda o sangue que dá brilho a tez..
Para se conhecer a saúde energética do coração observa -se a língua e a face. Assim a língua é um aspecto significativo t anto pela estrutura orgânica (aspectos de textura, cor, mobilidade, revestimento) quanto comportamental (via da fala, linguagem, comunicação e expressão).
O sangue é o abrigo da consciência e o espiritual tem sua morada no coração. Assim o Coração é o órgão de maior expressão mental.
O sabor amargo tonifica o coração, assim o café, chás, folhas verdes como couve, chicória, serralha...
Os minerais do fogo são potássio e sódio, portanto, alimentos como banana, inhame, batata, alho, tomate, sardinha, bacalhau, folha de beterraba, são ricas fontes destes minerais.
A euforia (distúrbios da ansiedade) é uma tendência de fogo em desarmonia como também distúrbios circulatórios e cardiopatias. Os excessos em fogo dispersam a energia, as pessoas se agitam e não podem mais se concentrar.
Uma fruta: maçã ajuda aliviar a ansiedade (calmante, relaxante).
Uma bebida essencial: Água fresca


Personalidade FOGO:

Pessoas Fogo são normalmente expansivas, gostam de estar entre as pessoas, prezam os
contatos, são afetivas, e não gostam de solidão. São muito calorosas, festeiras, risonhas.
São entusiasmadas e espontâneas, gostam de compartilhar experiências e vivências, são
solidárias, preservam atividades lúdicas, precisam extravasar, buscam o prazer e a alegria de viver. Gostam de flores e dos movimentos de nascer e esconder do sol.
Atividade: Exercícios de ampla movimentação, aeróbicos, dança.
Capacidade de contato

Atitude de fé: PONDERAÇÃO

Fogo em excesso pode deixar as pessoas impulsivas e até mesmo inconseqüentes.  Sem medida e sem controle são acometidas pelos exageros e  apelos emocionais. Facilmente confundem amor com paixão e suas emoções são centradas no outro. Por isso buscam prazer e excitação em demasia gerando euforia.
Fogo deficiente pode gerar introspecção, introversão, isolamento e solidão, estados de pressivos e passionais.
Um adendo: Fogo está em cima, energia expansiva; Água está em baixo, energia passiva.
Nesses extremos a Água controla o Fogo. O limite para o Fogo é a Água. Assim, o medo (sentimento Água) é o limite da euforia (alegria excessiva; sentimento fogo).
Se houver um controle em excesso o medo cresce e embota a pessoa ( fogo em deficiência); em contrapartida, a falta de limite (a falta de controle da água sobre o fogo) desencadeia a euforia, a impulsividade e a inconseqüência (fogo em excesso).

TERRA

               

Energia centrada, força, razão, reflexão, nutrição. Grande atividade mental.
Controle, equilíbrio, estabilidade, autodisciplina, são atributos de Terra.O centro do corpo, Baço -Pâncreas/Estomago são os órgãos relacionados, a cor amarela, a ocupação mental, o pensamento analítico, reflexivo são as características de Terra.
A boca, os lábios, assim como, comer, cantar, beijar, digestão, metabolismo, tudo isso é Terra. A boca é seu órgão sensível; terra governa a carne e manifesta -se nos lábios.
Assim, do ponto de vista energético para se conhecer a saúde de terra (Baço-Pâncreas/Estômago) observar os lábios (textura, tonalidade), e o tônus muscular (rigidez, flacidez).
Terra tem tendência à preocupação e bloqueio de energia que facilmente pode estagnar.
Assim o baço-Pâncreas fica sem força e os problemas como digestão lenta, gastrite, gases, diarréias, náuseas, são comuns.
O sabor doce tonifica a energia do Baço e o Zinco é um mineral essencial a Terra. A carência deste mineral produz fome de doce que em excesso prejudica o baço. Fontes ricas em zinco como frango, peixe, sementes, nozes, lentilhas, feijões, cereais integrais e ovos são importantes nutrientes de Terra (manchinhas brancas nas unhas denunciam carência de zinco).
Terra precisa de concentração de minerais e por isso, o manganês e o cromo, também são importantes. Nada melhor que os temperos verdes, como ervas fortes, arroz integral, gema de ovo e vegetais verdes.

Além disso, os carboidratos também são bem vindos e  por isso, os vegetais redondos favorecem Terra. Uma alimentação rica e variada inclui alguns queijos e iogurtes, frutas amareladas, alaranjadas, e os chás de natureza adocicada como erva -doce, camomila, melissa.

Personalidade TERRA

Pessoas Terra são pessoas muito fortes, muito presentes, muito sedutoras, comunicam -se com surpreendente facilidade, são falantes, inteligentes e brilhantes. São centralizadoras, dominadoras e líderes natos , pessoas de poder vigoroso.
Terra gosta de contato, cuidar de plantas, hortas, jardins .
Uma fruta: laranja serra d’água
Atividade: Caminhadas vigorosas
Capacidade de concentração e elocução
Atitude de fé: SERENIDADE
Terra em excesso é suscetível à preocupação e idéia fixa podendo evoluir para um
comportamento obsessivo. Além disso, o ciúme e a possessividade também são características fortes. Podem sofrer de gastrite ou obesidade.
São pessoas ruminantes e solícitas, controladoras e exigentes.
Terra em deficiência revela pessoas inseguras, desatentas, aéreas, preguiçosas e fúteis. Como também podem ser apegadas e dependentes e ainda sofrer de problemas digestivos e distúrbios alimentares.


METAL

                    

Energia pura, energia de catalisação e condução, conexão externo/interno, respiração, Pulmão. Energia descendente, momento de recolhimento, reserva e harmonização; ordem, ritmo, disciplina, são movimentos do Metal. Outono é a estação. Sensatez, ponderação, praticidade, senso de realidade fazem parte do universo de metal.
Gosto pela beleza, luxo e riqueza, ordenação, organização, cuidado e apreço. Autoconhecimento, elos e ligações; vínculos e apegos.Seus órgãos sensíveis são o nariz e a garganta; a e os pêlos podem manifestar a saúde energética dos Pulmões.
O sabor picante moderado tonifica a energia dos Pulmões . Metal precisa de raízes como cenoura, nabo, batata baroa/cenoura amarela, temperos como alho, cebola, gengibre, salsão,chá verde. Os açúcares, laticínios, farinhas e pimentas não são bem vindos. Por outro lado o mel e os iogurtes são tudo de bom.  Tem tendência a secura e por isso precisa da ingestão de muita água.
Fósforo é o mineral do metal, presente nos alimentos ricos em cálcio e proteína como abóbora, gergelim, nozes, castanhas, leguminosas secas, feijões e aveia.
A tristeza em metal pode ser inevitável e isso diminui o fluxo de energia que se t orna
insuficiente provocando problemas respiratórios, gripes, resfriados, bronquites, inflamações de garganta.

Um alimento: Mel


Personalidade METAL

Pessoas muito práticas com a vida, muito vaidosas, buscam a beleza em tudo . São pessoas cuidadosas, precavidas, prudentes, metódicas, perfeccionistas. Prezam -se acima de tudo e por isso são mais reservadas. São seletivas mas , essencialmente intensas quanto lhes convém.
Descartam facilmente as inutilidades com propriedade. Geralmente são pessoas bem sucedidas, vivem com comodidade e conforto.
Atividade Física: Metal precisa de ar, respirar; ter  contato com montanhas, rochas,
gruta e cachoeiras faz muito bem. A natação é uma boa dica também.
Capacidade de organização e ornamentação
Atitude de fé: DESPRENDIMENTO, RENOVAÇÃO
Metal em excesso caracteriza pessoas superficiais, apegadas materialmente, que valorizam em demasia objetos e coisas, são excêntricas, buscam o luxo e o glamour em tudo, tem dificuldade de criar vínculos afetivos duradouros, são fugazes e teimosa s.
Metal em deficiência caracteriza pessoas muito presas ao passado, que guardam mágoas, cultivam a tristeza, são pessoas recolhidas em seu mundo solitário, não vivem a v ida plenamente, são cheia de restrições, fogem da realidade, do presente.


ÁGUA

                     


Natureza energética de conservação e reserva (armazenamento).“Não apresse o rio ele corre sozinho”.
A água tem seu próprio percurso, dona do seu destino é fluida, autônoma, dinâmica, assume varias formas. Os Rins, dono das vias das águas, celeiro da energia vital, da força e da vontade governam a via das águas. Determinação, perseverança e adaptação são atributos de Água. O sabor salgado na medida certa tonifica a energia dos rins.
Bom para os rins são raízes como nabo, cenoura, folhas verdes, frutas como abacaxi, frutas secas como nozes, amêndoas, amendoim, castanhas, avelãs, semente de girassol e abóbora, feijão de todos os tipos, temperos como cominho, coentro, cebola , alho, gengibre, algas marinhas peixes pequenos .
Evite os gelados. A natureza de água já é fria.
O sentimento presente é o Medo que como agente limitador é saudável e necessário, condição intrínseca do ser humano, um sentimento como qualquer outro. Por outro lado o medo em excesso, o pavor, lesa a energia dos rins, que perde a sua consistência, provocando distúrbios da micção e evacuação, pois os rins governam os orifícios inferiores, uretra e anus.
Água produz frio, edemas, tremores, dores no baixo  abdome, retenção urinária, hipertensão,  queda de cabelo.
Os ouvidos são seus órgãos sensíveis, e os cabelos traduzem o seu estado energético.
Suas cores vão do azul enegrecido até o preto.
Cálcio e magnésio são os minerais da Água e assim os  peixes, algas marinhas, gema de ovo, sementes e folhas verdes são boas fontes.

Leguminosa: Feijão
Um chá: Cabelo de milho
  
Personalidade ÁGUA
  
Água tem vontade forte, são donas de si, não se afobam nunca, confiam no fluir natural das coisas. Necessitam de solidão, preservam a individualidade, mas também se adaptam às situações sem maiores problemas, aceitam, vão em frente, são dinâmicas, não valorizam os obstáculos, sabem contornar, são maleáveis.
Água gosta de contemplação, tudo encontra caminho, prefere o frio, e tem tendência ao medo que faz tremer o corpo (câimbras), afeta ossos e dentes, bloqueia e inibe os fluidos vitais.
Atividade: Repouso, recolhimento, repouso (tendência ao esvaziamento energético, por isso deve evitar os excessos e se conter, se preservar ).
Capacidade de escuta e memorização (memória recente)
Atitude de fé: PRUDÊNCIA
Pessoas com Água em excesso são pessoas voluntariosas e muito ambiciosas, capazes de tudo pra alcançar os seus alvos. Não se deixando abalar pelos outros , não se importam e podem machucar as pessoas. São frios e calculistas.
Pessoas com Água em deficiência são temerosas, travadas, não tem vontade forte, se deixam levar pela vida. Vivem à mercê dos ventos, não tem iniciativa, não se realizam, são desencorajadas, desanimadas e fadadas ao fracasso pela falta de objetividade.

  Veja suas tendências:

MADEIRA
FOGO
TERRA
METAL
ÁGUA
Imaginação e
criatividade
privilegiados; intuição

Alegria, extroversão,
comunicação, afeto,
graça, generosidade
Concentração,
reflexão, razão,
equilíbrio,
estabilidade
Objetividade,
praticidade,
prudência,
eficiência
Adaptação fácil,
paciência, força,
tranqüilidade

Visão ampla,
decisão, estratégia
Percepção iluminada
(clareza e perspicácia)
Solidariedade e
acolhimento
Realismo,
organização,
administração,
direcionamento
Dinamismo,
Ritmo próprio,
Gosto pelos
desafios
Necessidade de
liberdade,
independência

Necessidade de contato,
compartilhar e interagir
com pessoas
Necessidade de
dominação,
liderança e controle
Necessidade de
reserva,
recolhimento
Necessidade de
autonomia e
individualidade
Preservação
Instável, gosta de
mudanças, odeia
rituais e rotinas

Hipersensível, pode ser
indignado, autoritário
Gosta de ser o
centro das
atenções e de se
auto projetar
Age mais
defensivamente,
Recolhimento e
controle; teme
vínculos afetivos
Desorienta-se
facilmente diante
de emoções
fortes e stress
A pressão interna o
leva
constantemente à
impaciência e à intolerância

Recompensa sua
sensação de vazio
interior com excessos
de atividades, tendência
a extrapolar
Idéias fixas e a
preocupação
podem gerar
obsessividade
Introspecção,
melancolia,
tristeza, podem
conduzir episódios
de pessimismo
Sujeito ao medo
e ao desânimo
quando as suas
ambições são
contrariadas

Oscila nos
extremos: pode ter
absoluto controle
em situações
difíceis ou nenhum
Tendência a sentir
angustia
É muito ciumento
Emotividade
Nostalgia
Desconfiança
Desorganização
Tendência às enxaquecas

Frequentemente sente
exaustão
Pode ser
preguiçoso
É hipocondríaco
É voluntarioso

Grita;
Assusta-se
facilmente;
Rói as unhas
Suspira;
Tem compulsão pelos
chocolates ou mesmo
adora um cafezinho
Canta;
Fala muito;
É guloso
Chora;
É muito vaidoso,
metódico
Fala baixinho e
com calma;
Não se apressa e
deixa fluir, nada
como um dia
depois do outro
Tem horror a
alturas, lugares
fechados,
multidões

Sente muito calor, tem
muita sede, adora os
gelados, dorme pouco e
pode ter insônia
É muito
sonolento;
Pode transpirar
muito
Precisa de muito
sono. Gosta de
dormir cedo e
acordar cedo
Sente muito frio,
não gosta de
gelados.
Tendência à
agressividade,
rebeldia, explosões
de raiva

Tendência à
impulsividade.
Dificuldade com
autocontrole,
inconseqüência.
Crítica forte,
exigência.
Perfeccionismo,
Atenção
exagerada aos
detalhes,
sofisticação e
originalidade.
Tendência a
acomodar-se,
alienar-se,
Deixar
ficar,começar e
não acabar.




Texto de Marisa Dutra Martins



Nenhum comentário:

Postar um comentário