segunda-feira, 30 de maio de 2011

Infertilidade

                                  

A infertilidade é um problema vivido por 8% a 15% dos casais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que mais de 278 mil casais tenham dificuldade para gerar um filho em algum momento de sua idade fértil, segundo o Ministério da Saúde.

   A infertilidade está relacionada com problemas emocionais, psíquicos e sociais, pois o ato de procriar é um dos objetivos e desejos do ser humano. Vários estudos demonstram que houve declínio do índice global de fertilidade, principalmente entre mulheres com mais de 35 anos de idade. Na mulher a idade continua sendo um problema muito significante, pois acima de 35 anos a fertilidade diminui drasticamente. Os homens respondem por 40% dos casos de esterilidade.

    Alguns fatores são os principais responsáveis por esse declínio como a mudança no comportamento reprodutivo da mulher que adiou o momento de ser mãe em favor da vida profissional, aumentando o risco de aparecimento de doenças ginecológicas, além da diminuição da reserva ovariana; piora da qualidade do sêmen devido consumo excessivo de álcool, tabaco e exposição a fatores ambientais, entre outros.

    A endometriose e a síndrome do ovário policístico (SOP) estão entre as causas de maior incidência na infertilidade feminina.



 A INFERTILIDADE NA VISÃO DA MTC


Segundo LYTTLETON (2006), a infertilidade pode ter diversas etiologias:  
  • Fraqueza constitucional: Importante causa da infertilidade devido à fraqueza da Essência do Rim. Pode ser causada pela mãe que o concebeu não tão jovem, a constituição e a saúde dos pais não sendo boas no momento da concepção, etc. Pelo fato de ser a essência do Rim a base para o Qi Pré- Natal, a mulher  tem dificuldade em conceber. 
  • Excesso de trabalho: longas horas sem repouso adequado e com dieta irregular após muitos anos é a maior causa de deficiência de Yin do Rim (Shen). 
  • Excesso de exercício físico: o trabalho físico excessivo ou exercício extenuante enfraquecem o Yang do Baço e do Rim, especialmente quando o Útero da menina jovem está em estado vulnerável.  
  • Atividade sexual excessiva: enfraquece seriamente os Rins e lesa os Canais Ren Mai e Chong Mai e pode causar infertilidade. 
  • Invasão pelo Frio: Causa muito comum de infertilidade em mulheres jovens. O Frio invade o Útero e os Canais Ren Mai e Chong Mai impedindo fertilização. 
  • Dieta: Excesso de alimentos e bebidas frios também leva Frio ao Útero. O consumo de Laticínios e produtos gorduroso forma Umidade no Aquecedor Inferior, impedindo a fertilização.
   A medicina chinesa, em especial a Acupuntura e a Fitoterapia são a base do tratamento de Medicina Chinesa para os casos de infertilidade.  O tratamento com Acupuntura visa a tonificação energia necessária, além do tratamento dos sintomas físicos causados por alguma patologia (como síndrome do Ovário Poliscístico) e fatores emocionais que estejam envolvidos no processo.

Acupuntura e Síndrome do Ovário Policístico

                                

   A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é caracterizada por anovulação crônica hiper-androgênica. É a endocrinopatia mais comum entre mulheres e a causa mais freqüente de infertilidade de origem ovariana. Acomete cerca de 5% a 10% das mulheres em idade reprodutiva, e sua fisiopatologia ainda é incerta, porém sabe-se que o hiperandrogenismo e a resistência periférica à insulina desempenham papéis importantes na doença.

   A SOP é uma causa de infertilidade e amenorréia e caracteriza-se pelo espessamento da cápsula ovárica e desenvolvimento de múltiplos cistos foliculares. É habitualmente bilateral. Cursa com níveis elevados de testosterona, estradiol e LH e níveis baixos de FSH.

   Os ovários se encontram recobertos por pequenos cistos, os ciclos menstruais são longos ou irregulares, há anovulação crônica e a mulher apresenta além de acne, excesso de pêlos, alopecia e síndrome metabólica.

  
A Síndrome do Ovário Policístico segundo a Medicina Tradicional Chinesa

                                    
   A doença do ovário policístico é uma formação de massa abdominal, atribuída a uma deficiência de Yang do Rim e a Mucos e/ou Umidade. Quando o Yang do Rim está deficiente por um longo tempo, pode falhar em transformar, evaporar e transportar fluidos no Aquecedor Inferior (abdome) que pode se acumular para formar Umidade/ Mucos, fazendo com que os cistos se formem, enquanto que a deficiência do Yang do Rim causa amenorréia (ausência de menstruação) e infertilidade. 

   A etiologia de cistos de ovário são freqüentemente atribuídas à invasão por fatores patogênicos externos durante o período menstrual ou logo após o parto, em ambas quando o sistema genital está num estado vulnerável ou propenso à invasão. 

Causas: Em geral a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) está combinada com estresse emocional levando a estagnação de Qi e do Xue (Sangue), e com dieta irregular (excessivo consumo de alimentos gordurosos e açucarados) levando a deficiência de Qi do Baço e à formação de Mucos. 

Tratamento: O padrão de Muco obstruindo ovários é o mais difícil de ser tratado e mais ainda quando causado por SOP, uma anormalidade da função gonadal, associada a anovulação, aumento de hormônio luteinizante (LH), cistos ovarianos e produção aumentada de andrógenos (hormônios masculinos). Clinicamente a paciente tende a ser obesa (embora não necessariamente) e a sofrer de hirsutismo e amenorréia. 

   O padrão de deficiência do Sangue é o mais fácil de ser tratado, a não ser que seja resultado de uso prolongado de pílula anticoncepcional. Mulheres com carência de Sangue necessitam de nutrição adequada e ingerir alimentos que nutrem o sangue, como carne, ovos, espinafre, cenoura, etc. Aquelas que sofrem de deficiência do Rim deveriam evitar excesso de trabalho e guardar repouso adequado. As que sofrem de estagnação de Xue (Sangue) devem fazer exercícios leves e regulares para mover o Qi e o Xue (Sangue). As que sofrem de Mucosidade devem evitar ingerir leite e derivados e alimentos gordurosos que aumentam Umidade e Muco. 

   Além disso deve-se sempre tonificar o Yang do Rim e resolver a Umidade – Mucos simultaneamente.

   O tratamento com Acupuntura visa restabelecer a regularidade do ciclo mestrual, estimular a ovulação e melhorar o aspecto da pele e da acne.