segunda-feira, 30 de maio de 2011

Infertilidade

                                  

A infertilidade é um problema vivido por 8% a 15% dos casais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que mais de 278 mil casais tenham dificuldade para gerar um filho em algum momento de sua idade fértil, segundo o Ministério da Saúde.

   A infertilidade está relacionada com problemas emocionais, psíquicos e sociais, pois o ato de procriar é um dos objetivos e desejos do ser humano. Vários estudos demonstram que houve declínio do índice global de fertilidade, principalmente entre mulheres com mais de 35 anos de idade. Na mulher a idade continua sendo um problema muito significante, pois acima de 35 anos a fertilidade diminui drasticamente. Os homens respondem por 40% dos casos de esterilidade.

    Alguns fatores são os principais responsáveis por esse declínio como a mudança no comportamento reprodutivo da mulher que adiou o momento de ser mãe em favor da vida profissional, aumentando o risco de aparecimento de doenças ginecológicas, além da diminuição da reserva ovariana; piora da qualidade do sêmen devido consumo excessivo de álcool, tabaco e exposição a fatores ambientais, entre outros.

    A endometriose e a síndrome do ovário policístico (SOP) estão entre as causas de maior incidência na infertilidade feminina.



 A INFERTILIDADE NA VISÃO DA MTC


Segundo LYTTLETON (2006), a infertilidade pode ter diversas etiologias:  
  • Fraqueza constitucional: Importante causa da infertilidade devido à fraqueza da Essência do Rim. Pode ser causada pela mãe que o concebeu não tão jovem, a constituição e a saúde dos pais não sendo boas no momento da concepção, etc. Pelo fato de ser a essência do Rim a base para o Qi Pré- Natal, a mulher  tem dificuldade em conceber. 
  • Excesso de trabalho: longas horas sem repouso adequado e com dieta irregular após muitos anos é a maior causa de deficiência de Yin do Rim (Shen). 
  • Excesso de exercício físico: o trabalho físico excessivo ou exercício extenuante enfraquecem o Yang do Baço e do Rim, especialmente quando o Útero da menina jovem está em estado vulnerável.  
  • Atividade sexual excessiva: enfraquece seriamente os Rins e lesa os Canais Ren Mai e Chong Mai e pode causar infertilidade. 
  • Invasão pelo Frio: Causa muito comum de infertilidade em mulheres jovens. O Frio invade o Útero e os Canais Ren Mai e Chong Mai impedindo fertilização. 
  • Dieta: Excesso de alimentos e bebidas frios também leva Frio ao Útero. O consumo de Laticínios e produtos gorduroso forma Umidade no Aquecedor Inferior, impedindo a fertilização.
   A medicina chinesa, em especial a Acupuntura e a Fitoterapia são a base do tratamento de Medicina Chinesa para os casos de infertilidade.  O tratamento com Acupuntura visa a tonificação energia necessária, além do tratamento dos sintomas físicos causados por alguma patologia (como síndrome do Ovário Poliscístico) e fatores emocionais que estejam envolvidos no processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário