segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mas afinal o que é Acupuntura?

                               


O que é ?

A acupuntura é uma terapia complementar oriental que trabalha a força vital através de pontos específicos em canais de energia denominados meridianos.
Segundo esta terapia, nosso corpo possui um fluxo de energia (chi), que, ao ser interrompido, interfere no equilíbrio do corpo. Com a perda do equilíbrio, conseqüentemente, surge a doença.
O acupunturista trabalha este fluxo de energia vital através da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, com o objetivo de equilibrá-lo. Estes pontos podem ser estimulados também por pressão ou calor.
Esta terapia complementar tem seus efeitos reconhecidos na medicina ocidental, entretanto, o tratamento tradicional não deve ser substituído por esta e sim complementado. Seus efeitos benéficos atuam de forma complementar e não substitutiva.

Principais indicações

1. Tratamento de variadas doenças, alergias, e dores tais como:
• Alívio de cólicas, gastrites, constipação, dores de cabeça, tendinites, ciatalgias, lombalgias;
• Fortalecimento do sistema imunológico, cabelo, unha, pele, articulação;
• Melhoria da circulação - problemas de pressão, inchaço, retenção de líquidos, cãimbras;
• Controle do stress, insônia, depressão, ansiedade;
• Regulação dos intestinos, apetite;
• Ativação da memória, da circulação energética, com aumento da disposição;
• Doenças respiratórias e neurológicas.

1-Acupuntura é só agulha?

R. Não. A acupuntura pode ser feita utilizando-se uma série de recursos. Exemplo: Aplicação Sistêmica (agulhas), ventosa, moxa, aurículo, magneto e eletro.

2-Como funciona a Acupuntura?

R. A Acupuntura produz a cura através de mecanismos energéticos e fisiológicos. O mecanismo energético é o equilíbrio dos canais por onde a energia do corpo transcorre, os meridianos; o fisiológico é a liberação de substâncias analgésicas e antiinflamatórias produzidas pelo próprio organismo - endorfinas, serotoninas, próstaglandinas e encefalinas.

3-Como é o tratamento?

R. A sessão se divide em três etapas: anamnese, terapêutica e aplicação com duração em média de 1 hora.
Anamnese é a investigação do quadro clínico do paciente. Cruza-se as informações dos sintomas trazidos pelo paciente com os dados obtidos através de diagnósticos pela língua, pulso e linguagem não verbal.
Terapêutica consiste na determinação dos pontos a serem trabalhados e das técnicas que serão utilizadas (agulhas, moxa, ventosas, etc.). Leva-se em conta o perfil e a sensibilidade do paciente, buscando combinar efetividade com conforto. O tratamento escolhido pode variar entre as sessões, pois a cada atendimento se encontra uma nova realidade.
Aplicação é o momento da utilização das técnicas escolhidas. Deita-se o paciente na maca, faz-se assepsia com álcool nos locais onde será feito o procedimento. Aplica-se agulhas descartáveis por um período de 15 a 30 minutos em média. Recomenda-se uso de roupas confortáveis que permitam recolhimento de mangas e calças.

4-Acupuntura sangra?


R. Depende. Em caso de pontos com grande concentração de energia estagnada, pode ocorrer um sangramento em botão. Isto é positivo, pois significa que houve circulação de energia.
Outra situação é através da técnica de sangria (sangramento induzido), que tem por objetivo circular a energia. Este método requer o uso de lanceta descartável.
Por fim, eventualmente pode-se atingir um vaso sanguíneo. Este tipo de sangramento é raro e superficial, não devendo causar preocupação.


5-Como é feito o diagnóstico?

R. O diagnóstico é feito através da soma do relato do paciente às análises da Língua (análise do microssistema), Pulso (observação da função dos meridianos) e Linguagem não verbal (postura, tez, voz).

6-Acupuntura Dói?

R.Depende. A intensidade da sensação varia de acordo com a sensibilidade individual. Cabe ao acupunturista respeitar o limite de cada um encontrando um equilíbrio entre conforto e eficácia. Além disso alguns pontos apresentam maior sensibilidade, outros quase não são percebidos.

7-Acupuntura tem contra indicações?
Em caso de portador de marca-passo, não se recomenda o uso de eletroestimulação.
Importante ressaltar que cada terapeuta tem a sua abordagem e nada substitui o bom senso. 


                 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário