segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Seu Fígado

Olá, sou teu fígado! Permite que eu me apresente!

Sou o maior órgão do teu corpo e estou localizado no lado superior direito do abdômen,protegido pelas costelas.
Tenho participação na produção de substâncias que ajudam o sangue a coagular e um papel importante na decomposição do colesterol e de medicamentos. Eu reservo energia, como uma bateria, armazenando açúcar (carboidratos e gorduras) até que dele necessites. Sou eu quem alimenta o teu cérebro de energia e o faz funcionar.É importante que gostes de mim!Mas não te peço muito...Basta que me trates bem!
Não me entupas de álcool - cerveja, uísque ou cachaça! Se bebes com frequência , podes me lesionar! Estas lesões chamadas "cirrose“, são permanentes.
Outra coisa importante - cuida da tua alimentação! Não abuses dos alimentos gordurosos ! Eles podem me deixar coberto de gordura e se isso acontecer, desequilibrarei vários sistemas do teu corpo!
Segundo a Tradicional Medicina Chinesa, sou um órgão regido pela energia da madeira. Por isso, como uma planta, se me tiras um pedaço, sou capaz de me regenerar e crescer novamente.
Sou eu quem controla teu sistema nervoso e exerço uma atividade importante sobre teus pensamentos. Quando estou desequilibrado, não consegues te concentrar e nem ter clareza mental. Também te enervas facilmente, ficas instigado às brigas, predisposto à  dores de cabeça, na nuca e abdômem.
Ainda segundo a milenar Medicina Chinesa, quando te tornas irado, sou agredido pelas toxinas do estresse. Então, torno-me endurecido e o teu humor cada vez pior.
As toxinas da raiva são um veneno que não consigo metabolizar...E elas podem me destruir, tornando-me um sério candidato ao câncer...
Além disso, quando envenenado pela raiva, afetarei o teu coração, que tornar-se-á impaciente e rancoroso, incapaz de sentir amor, alegria e respeito.
Quando transformares tuas atitudes raivosas em tolerância,conciliação e solicitude, a “alma’ do teu fígado ficará ao teu lado, trazendo-te saúde e sorte!
Entendes agora que precisas buscar a Sabedoria do Viver, para poderes enfrentar os desafios do dia a dia, com inteligência, calma e serenidade?
Como vês, tua vida, saúde e felicidade, dependem de que cuides muito bem de mim e de ti! Evita o estresse. Correr contra o relógio é hábito perigoso. Cultiva o bom humor. Pra que levar a vida tão a sério?
 Procura sorrir e brincar. Permita-te o lazer e o prazer.                                            
Descontração e diversão são essenciais para manter-me desopilado !Busca o teu bem-estar através do contato com a natureza, da prática de exercícios físicos, do relaxamento e principalmente, da meditação, que te conecta com a Fonte da Vida!

Obrigado por tua atenção!Teu silencioso companheiro, O FÍGADO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário