segunda-feira, 25 de abril de 2011

Reiki tem explicação científica


            Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde.

           A idéia de uma energia Universal que impregna toda a natureza já foi defendida por muitos cientistas ocidentais. Estudos físicos, afirmam que a matéria não é formada simplesmente de blocos únicos de construção, e sim que o Universo é composto de campos criadores de forças inseparáveis que interagem entre si. Sendo assim, temos uma estrutura científica que explica nossa capacidade de influenciar uns nos outros através de nossos campos eletromagnéticos. O Reiki é uma terapia de origem japonesa que atua na transmissão de energia curativa vital através da imposição das mãos e está inserido no contexto das terapias alternativas/ complementares reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde.

                      

Pesquisadores avaliam efeitos e mecanismo de terapias alternativas em animais de laboratório

           Pesquisas recentes comprovam efeitos benéficos e até encontram explicações científicas para acupuntura e reiki. Estudos sobre o assunto, antes restritos às universidades orientais, ganharam espaço entre pesquisadores americanos, europeus e até brasileiros.            
             Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou uma denominação especial para esses métodos: são as terapias integrativas.
             Para entender as alterações biológicas do reiki, o psicobiólogo Ricardo Monezi testou o tratamento em camundongos com câncer. “O animal não tem elaboração psicológica, fé, crenças e a empatia pelo tratador. A partir da experimentação com eles, procuramos isolar o efeito placebo”, diz. Para a sua pesquisa na USP, Monezi escolheu o reiki entre todas as práticas de imposição de mãos por tratar-se da única sem conotação religiosa.

 Matheus Lopes Castro




           No experimento, a equipe de pesquisadores dividiu 60 camundongos com tumores em três grupos. O grupo controle não recebeu nenhum tipo de tratamento; o grupo “controle-luva” recebeu imposição com um par de luvas preso a cabos de madeira; e o grupo “impostação” teve o tratamento tradicional sempre pelas mãos da mesma pessoa.


Ricardo Monezi

        Os animais foram avaliados quanto a sua resposta imunológica, ou seja, a capacidade do organismo de destruir tumores. Os resultados mostraram que, nos animais do grupo “impostação”, os glóbulos brancos e células imunológicas tinham dobrado sua capacidade de reconhecer e destruir as células cancerígenas.

O Reiki cura tudo o que precisa ser curado, porém não se pode prever ao certo o que ocorre numa sessão. O agente só pode prometer que o Reiki beneficia qualquer um que a pratique, não se podendo prometer a cura de uma doença específica ou que tenha qualquer outro resultado específico, pois isto está além das mãos do curador não cabendo a ele a certeza.

              Durante uma sessão, o paciente pode ou não ter alguma sensação cinestésica, como calor, frio, formigamento ou às vezes aumento da dor por alguns instantes. Neste último caso, isso ocorre, mas depois há seu alívio ou a dor desaparece por completo.

Um comentário:

  1. falar do REIKI é sempre muito bom, gostei muito das explicações científicas dessa energia maravilhosa. namaste..

    ResponderExcluir