quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

USO DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA SINUSITE, RINITE E ASMA

                      

Podemos analisar a ação da Acupuntura por duas óticas:

     - Pela visão da  Medicina Chinesa a Acupuntura  tem resultados tão maravilhosos graças ao equilíbrio energético que o estímulo dos pontos propicia aos meridianos (canais energéticos no nosso corpo). Este estímulo energético comanda inúmeras funções do nosso organismo.     Nosso corpo não funciona apenas com o fator  químico - biológico, mas também com eletricidade. Esta energia eletrônica controla todas as outras funções e  a Acupuntura, controlando a energia, consegue comandar as outras funções do organismo.

     - Pela ótica da medicina tradicional Ocidental, explica-se que os estímulos resultam na produção de:

  - substâncias que agem sobre neurotransmissores e neuromediadores,    restabelecendo o bom funcionamento das funções que estavam alteradas,
  - corticóides naturais (fabricados pela supra renal do próprio paciente) com grande ação anti-inflamatória, 
  - analgésicos internos (os efeitos da Acupuntura são iguais aos da serotonina, neuromediador produzido em nosso cérebro).
Agulhas são aplicadas em pontos específicos que mandam sinais ao cérebro, capazes de interferir favoravelmente para o alívio das crises e constrição dos brônquios durante manifestações moderadas. Com isso e, sob orientação médica, a medicação poderá ser reduzida e, conforme o caso, suspensa.

ESTATÍSTICA DE TRATAMENTO USANDO ACUPUNTURA PARA SINUSITE E RINITE :
RESULTADOS NOS TRATAMENTOS OBSERVADOS:
      FONTE: "CHINESE OTORHINOLARYNGOLOGY JOURNAL, 1957" DE UM GRUPO DE 15 PESSOAS TRATADO COM ACUPUNTURA:
     - 7 FORAM CURADOS,
     - 6 TIVERAM GRANDE MELHORA,
     - 2 MELHORARAM


GRAU DE EFETIVIDADE DO TRATAMENTO 100%


      FONTE: "SHANGHAI JOURNAL OF ACUPUNCTURE ANDE MOXIBUSTION, 1983" DE  UM GRUPO DE 44 PESSOAS TRATADAS COM ACUPUNTURA:
     - 15 FORAM CURADOS,
     - 10 TIVERAM GRANDE MELHORA,
     - 15 TIVERAM MELHORA,
     -  4  NÃO TIVERAM MELHORA.


GRAU DE EFETIVIDADE DO TRATAMENTO: 90%


     FONTE: "CHINESE ACUPUNCTURE & MOXIBUSTION, 1984" DE  UM GRUPO DE 10 PESSOAS TRATADAS COM ACUPUNTURA:
     - 10 FORAM CURADOS.


GRAU DE EFETIVIDADE DO TRATAMENTO: 100%


ESTATÍSTICA DE TRATAMENTO USANDO ACUPUNTURA PARA ASMA:

     RESULTADOS NOS TRATAMENTOS OBSERVADOS:

      FONTE: "LIAONING JOURNAL OF TRADITIONAL CHINESE MEDICINE, 1981" DE UM GRUPO DE 37 PESSOAS TRATADAS COM ACUPUNTURA:
     - 13 TIVERAM EFEITO MARCANTE,
     - 21 TIVERAM MELHORA,
     -  3 NÃO APRESENTARAM MELHORA.


GRAU DE EFETIVIDADE DO TRATAMENTO: 91,8%


     FONTE: "HENAN TRADITIONAL CHINESE MEDICINE, 1982" DE UM GRUPO DE 60 DOENTES TRATADOS COM ACUPUNTURA:
     - 48 FORAM COMPLETAMENTE CURADOS E O RESTANTE TIVERAM MELHORA.


GRAU DE EFETIVIDADE DO TRATAMENTO: 100%

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Acupuntura: Ansiedade e Depressão

                                                                                               
     
Ansiedade e depressão são as doenças que, literalmente, tornaram-se parte integrante de nossas vidas. Para as pessoas que sofrem de depressão e de ansiedade sua vida é um fardo. Sua mente está cheia de medos e de pensamentos negativos. São incapazes de lidar com o stress ou de se concentrar em qualquer trabalho devido à falta de interesse, e algumas pessoas ainda mostram tendências suicidas.
No entanto, um raio de esperança surgiu para essas pessoas na forma de acupuntura, que pode ajudar a lidar com doenças mentais de forma eficaz.

A Acupuntura que vem sendo praticada por mais de 2000 anos na China, é uma forma de tratar diversas doenças.
Este tratamento é baseia-se na teoria que diz que todos os seres vivos possuem energia vital (chi) que flui de maneira uniforme pelo corpo, através dos canais de energia (meridianos).
No entanto, quando há uma perturbação no fluxo energético, ela pode desencadear uma série de problemas físicos e mentais.
A acupuntura trata tentando harmonizar a circulação da energia no corpo para eliminar as doenças.
As agulhas nos pontos específicos estimulam o fluxo livre de "chi" que por sua vez reduz os sintomas de ansiedade e depressão.

   

Acupuntura para a depressão:


A fim de determinar se a acupuntura é eficaz no tratamento dos transtornos da depressão, cerca de 150 pacientes foram divididos em 3 grupos.
Um grupo recebeu tratamento especificamente para tratar a depressão.
O segundo grupo tratado com acupuntura geral, que não necessariamente tinha como sintomas a depressão, enquanto o último grupo não recebeu tratamento.
Após um período de 8 semanas, o primeiro grupo que experimentou o tratamento de acupuntura específica para a depressão, mostrou uma melhora considerável na saúde mental, em comparação com aqueles que receberam a acupuntura não específica.
Isto indica claramente que o uso da acupuntura auxilia a diminuir os sintomas da depressão.

Acupuntura para ansiedade:


A acupuntura é um poderoso remédio para aliviar a ansiedade.
A sensação de ansiedade antes de uma entrevista ou antes de um exame importante é óbvia.
No entanto, preocupar-se desnecessariamente o tempo todo é um sintoma doe transtorno de ansiedade que pode ser tratado com acupuntura.
Os ataques de pânico ou transtorno de ansiedade generalizada pode amenizado usando técnicas de acupuntura.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Insônia

                                

Você costuma ter insônia? Isso não é nada bom. Mas, antes de pensar em tomar pílulas para dormir, decsubra a causa. A acupuntura pode ajudar e muito promovendo um relaxamento e melhor qualidade do sono, além de corrigir o desequíbrio energético do organismo que possa estar acarretando a falta do sono.Os medicamentos prescritos por médicos para pacientes com queixa de insônia geralmente acabam causando dependência e alguns efeitos colaterais indesejados.

Aqui vai uma dica simples para dormir melhor:
À noite coloque 3 gotas de óleo essencial de Alfazema  ou Lavanda no travesseiro (em um chumaço de algodão).
MUITA ATENÇÃO, o óleo terá de ser 100% essencial e nunca deve ser ingerido ou utilizado diretamente sobre a pele.


       Algumas causas da Insônia na Medicina Chinesa e os sintomas:


Deficiência do Coração e do baço
Manifestações principais: insônia com dificuldade de iniciar o sono, facilidade de acordar com sonhos excessivos. Sinais associados :palpitações, transpiração espontânea, face sem brilho, fadiga, fraqueza, fezes soltas.

Hiperatividade do Fogo devido a Deficiência do Yin
Manifestações principais: insônia, inquietude, facilidade de acordar após curto período de sono. Sinais associados: sensação de calor nos 5 centros, transpiração noturna, boca e garganta secas, zumbido, tontura, emissão seminal, dor e/ou fraqueza na região lombar e joelhos.

Ascensão do Fogo Excessivo do Fígado
Manifestações principais: Insônia, tontura, dores de cabeça, excesso de sonhos. Sinais associados: irritabilidade, facilidade de ficar com medo, vermelhidão ocular, zumbido, gosto amargo na boca, dor na região dos hipocôndrios.

Desordem do Qi do Estômago
Manifestações principais: insônia, inquietude. Sinais associados: sensação de plenitude epigástrica, distensão abdominal, eructação, refluxo, tontura, vômito com Mucosidade.

Deficiência do Coração e da Vesícula Biliar
Manifestações principais: insônia, excesso de sonhos, possíveis pesadelos. Sinais associados: timidez, indecisão, facilidade de ficar assustado, tontura.

Fogo Exuberante do Coração
Manifestações principais: insônia, ansiedade. Sinais associados: agitação, vermelhidão facial, aumento da sede, urina escassa e escura.






quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dor nas costas: acupuntura é mais eficaz que tratamentos convencionais

                                 

Estudo recente realizado pela Universidade de Reagensburg, em Bad Abbach (Alemanha), demonstra que a acupuntura parece ser mais eficaz que tratamentos convencionais contra a dor nas costas.

Segundo a pesquisa, a acupuntura dá uma opção promissora e eficiente contra a dor nas costas crônica, com poucas contra-indicações.

Não só o alívio da dor de coluna, mas enxaqueca e cólicas têm uma ação mais rápida que a alopatia. Isso já é fato consumado.

Dependendo da patologia, a ação de analgésicos e antiinflamatórios não chegam no ponto dolorido. Isso ocorre porque em áreas mais profundas, onde se tem um processo degenerativo, o antiinflamatório não age.

Já as agulhas conseguem atingir com precisão o ponto, e liberam endorfinas - morfina biológica. Isso faz a pessoa tolerar melhor a dor, até alcançar o efeito de analgesia.

Independente do local da dor, é feita também a acupuntura sistêmica, aquela que atua diretamente nos meridianos ou "canais de energia" específicos situados ao longo do corpo humano. Ou seja, é feita uma combinação entre as duas técnicas: aplicação das agulhas nos pontos doloridos e acupuntura sistêmica.

Mecanismo de ação da Acupuntura

Há duas maneiras de explicar o mecanismo de ação da acupuntura, que consiste na inserção de agulhas em determinados locais (pontos de acupuntura), levando-se em conta a visão “oriental” ou “ocidental”:



 - Oriental ou energética: a estimulação dos pontos de acupuntura nos Canais de Energia visa harmonizar o fluxo de energia para os Órgãos (Zang) e Vísceras (Fu), distribuindo energia para a matéria de maneira adequada, pois excesso ou diminuição (até o esgotamento) de energia significa mau funcionamento dos mesmos;
- Ocidental ou científica: a inserção de agulhas causa diferença de potencial elétrico nas fibras nervosas A-delta e C, conduzindo o estímulo para o sistema nervoso, por via humoral (experimentalmente comprovada pelo mecanismo de circulação cruzada) ou através da liberação de substâncias como endomorfinas, encefalinas, betaendorfina, responsáveis pela analgesia sendo que o estímulo da acupuntura ocorre em nível cerebral.
A compreensão do mecanismo de ação da acupuntura tem ocorrido graças às pesquisas realizadas, especialmente no Laboratório de Acupuntura do Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura da UNIFESP, que visam seu esclarecimento.

Acupuntura e enxaqueca

O QUE É ENXAQUECA

Enxaqueca é a síndrome periódica, constituída por dores na cabeça, geralmente sentidas apenas de um lado, acompanhadas ou não de náusea e vômito. A enxaqueca pode ou não ser acompanhada por aura (pontos brilhantes). A crise de enxaqueca tem tempo variável. Em algumas pessoas a crise de enxaqueca dura 3 horas em outras alguns dias. A dor da enxaqueca pode ser muito forte, chegando a impossibilitar o paciente de ter suas atividades rotineiras, obrigando-o a ficar isolado em local silencioso e com pouca luminosidade.
Vários pacientes relatam que antes da crise de enxaqueca sentem alteração no seu estado emocional, sentido depressão ou ansiedade, outros pacientes relatam vontade de comer doces em período anterior a crise de enxaqueca. Cada enxaqueca tem a sua característica. Mas a dor intensa é a principal característica da enxaqueca.

CAUSAS (ETIOLOGIA) DA ENXAQUECA

Não existe um consenso global quanto a causa exata da enxaqueca.
Sabe-se que a enxaqueca ocorre devido disfunção, episódica, na liberação de substancias químicas inibitórias da sensação de dor, como a beta-endorfina e a serotonina. Estas substâncias inibitórias existem para que não sintamos dores desnecessárias, como por exemplo o roçar da roupa no nosso corpo.
Porém o motivo exato destas alterações bioquímicas, causando a crise de enxaqueca, ainda não foi totalmente definido pela ciência.
A enxaqueca é a dor provocada pela dilatação de vasos sanguíneos do encéfalo. A dor começa quando os vasos dilatam, sendo tipicamente pulsátil, frequentemente só de um lado da cabeça.
Do ponto de vista da Medicina Chinesa na maioria das vezes a enxaqueca é desencadeada por um deseuilíbrio do elemento Madeira (Fígado e Vesícula Biliar).

Por causa dos seus ingredientes específicos, certos alimentos podem provocar enxaqueca. Aqui estão seis ingredientes que são mais frequentemente incriminados:

1. Aminas vasoativas: São substâncias capazes de dilatar os vasos sanguíneos. Elas incluem a tiramina e feniletilamina. A tiramina pode ser encontrada em queijos envelhecidos, fígado de galinha, creme azedo e vinho tinto (especialmente Chianti). A feniletilamina pode ser encontrada em queijos e chocolates.

2. Nitritos: são substâncias adicionadas às carnes como preservativos, e que as tornam mais vermelhas, podendo provocar enxaquecas em pessoas susceptíveis. Os nitritos são encontrados em salsichas e carnes embutidas.


3. Lactose: pode causar enxaquecas em pessoas com deficiência da lactase.

4. Cafeina: quanto maior a ingestão de cafeina, mais altas são as chances de se ter enxaqueca. Os usuários de cafeina têm 30% mais chances de apresentarem crises de enxaqueca. Pode ser encontrada no café, refrigerantes cola ou não cola e chás.

5. Cobre: Este elemento está envolvido no metabolismo das aminas vasoativas e seu metabolismo pode ser anormal nos enxaquecosos. Alimentos que possuem alto conteúdo de cobre ou afetam a absorção ou o transporte do cobre no corpo, podem provocar enxaqueca. Os alimentos ricos em cobre são: chocolates, fígado de boi, ostra, semente de gergilim, castanha de cajú, semente de girassol, castanha do Pará e pistache. Frutas cítricas também aumentam a absorção de cobre. Um aditivo alimentar que transporta o cobre é o glutamato monossódico. 

Em linhas gerais, evite chocolate, queijo, frutas cítricas, moluscos marinhos e álcool. Estes alimentos contêm aminas vasoativas, como a tiramina, que pode causar vasodilatação cerebral. Eles também são alergenos alimentares comuns. Algumas pessoas que sofrem de enxaqueca são deficientes nas enzimas que metabolizam estas aminas. Outros alimentos que contêm estas aminas são abacates, bananas, repolhos, beringela, abacaxi, batata, peixe em lata, carne curada, extrato de levedura, iogurte, figos em lata, cebolas e pasta de amendoim.
Evite aspartame (encontrado no Nutra-sweet , Finn , Zero Cal). Este químico em especial foi implicado em vários estudos como um indutor de enxaqueca.
Alimentar-se de diversas refeições leves pode ajudar a inibir as oscilações de açúcar sangüíneo e a hipoglicemia.. Aqui está um dos diagnósticos diferenciais que não podemos no esquecer: a hipoglicemia.
A acupuntura assim como os remédios,  para serem consistentemente eficazes, precisam, ser considerados como parte de uma ação conjunta enolvendo uma série de mudanças alimentares, de sono, de atividade física, de regulação dos ritmos biológicos, de reequilíbrio emocional e hormonal. Você faz a sua parte (mudanças de hábitos e estilo de vida para melhor), e a acupuntura a parte dela.


Por que avaliamos a língua do paciente?

              


A língua revela muitas coisas. Nela observamos seu formato, sua cor, sua cobertura (saburra), presença de manchas e tremores. Cada região da língua tem correspondência com um órgão do corpo. Enquanto o pulso revela o aspecto momentâneo e mais recente do paciente, a língua revela a situação real do órgão internos e se manifesta a longo prazo na língua.
Uma das principais indicações de problemas mentais e emocionais é a ponta da língua vermelha (área que corresponde ao coração).
Toda emoção depois de algum tempo causa certa estagnação de Qi (energia vital) e este por sua vez produz fogo o que se traduz nesta ponta vermelha.
Alguns exemplos:

-          problemas mentais severos como a psicose maníaco depressiva ou a psicose  podem manifestar-se com uma forma grosseira e anormal da língua.
-          A raiva muitas vezes se manifesta com lados da língua vermelhos, indicando ascensão do yang do fígado ou fogo do fígado.
-          Se os dois lados e a ponta da língua estiverem vermelhos geralmente indicam problemas mais severos provenientes de raiva e frustração afetando o fígado e o coração.

A raiva e suas conseqüências

                            

Aqui a raiva tem que ser entendida no sentido mais amplo para incluir vários outros estados emocionais relacionados tais como: ressentimento, raiva reprimida, sensação de mágoa, frustração, irritação, fúria, indignação, animosidade e amargura.
Qualquer destes estados pode afetar o fígado, se persistirem por um longo período, causando estagnação do Qi (energia vital) ou do sangue do fígado, ascensão do yang do fígado ou queimação do fogo do fígado.
Tanto a raiva reprimida quanto a raiva expressada podem gerar desequilíbrios no organismo.
A raiva faz o Qi subir e vários sintomas podem se manifestar na cabeça e no pescoço: cefaléia, zumbido, tontura, erupções vermelhas na parte da frente do pescoço, face vermelha, sede, língua vermelha sobretudo nos lados e sabor amargo.
A raiva sempre se manifesta externamente com crises de raiva, irritabilidade, gritos, face vermelha, etc... Algumas pessoas podem interiorizar a raiva por anos sem nunca manifestá-la o que pode ocasionar depressão.
Em alguns casos a raiva pode afetar outros órgãos, especialmente o estômago, devido a estagnação do Qi do fígado invadir o estômago. Este tipo de situação pode ocorrer especialmente com indivíduos que passam raiva na hora das refeições ou quando há uma fraqueza preexistente do estômago.
Caso a pessoa passe regularmente situações de raiva uma ou duas horas depois das refeições a raiva irá afetar os intestinos (caso de pessoas que logo depois do almoço retomam um trabalho estressante e frustrante). Neste caso a estagnação do Qi do fígado invade os intestinos e causa dor e distensão abdominal e alternância entre obstipação e diarréia.

Acupuntura emagrece?

A obesidade é hoje a causa de uma infinidade de doenças. Quando se fala em obesidade é sempre bom ressaltar que comemos não só por necessidade mas também por prazer.

Todos buscamos fontes de prazer na vida. Uns conseguem prazer numa caminhada na beira de uma praia, outros conseguem prazer na prática sexual, outros em jogos, alguns conseguem prazer em estudos e descobertas, etc...o obeso sente prazer em COMER.

O obeso não come por fome excessiva. O obeso come para saciar uma vontade que lhe vem 'da alma'. É como se algum mecanismo de troca em seu cérebro estivesse alterado. Muitas vezes o obeso tentar tapar problemas pessoais com comida. 

Todos já sentimos pelo menos uma vez na vida a sensação de plenitude estomacal (aquela sensação de que não cabe nem mais um bago de arroz no estômago). Geralmente sentimos isso em almoços de finais de semana na casa da avó quando essa faz o prato predileto do neto. E esse então se sacia de forma descompensada. O obeso tem a necessidade de ter essa sensação sempre que come.

O fato é que nosso estômago leva cerca de 20 minutos após estar saciado a nos dar o aviso de que "não quer mais comer". E, não raro, o obeso tem o hábito de comer rapidamente.
Claro que tudo que for ingerido antes do "alarme" soar e que for além da real necessidade da pessoa, acaba virando gordura. O organismo humano entende que é uma forma de armazenamento energético para o futuro como se fossemos enfrentar algum período pós nuclear.

Todo hábito compulsivo é rápido. E quando comemos compulsivamente não é diferente.Sem freios, o organismo não tem como assimilar adequadamente o que se ingere e a conseqüência disso é o acúmulo de gordura.  

A acupuntura atinge o obeso em regiões estratégicas. Veja abaixo onde a acupuntura atua no organismo quebrando o ciclo do aumento de peso.

 * Apetite - A acupuntura regula "a vontade de comer" do paciente. Não há como se controlar a fome, visto que essa é apenas um aviso de que o organismo necessita de energia para se manter. Porém, há pontos de acupuntura em que se faz a regulagem do apetite, que nada mais é que a vontade de comer além daquilo que seu corpo realmente necessita. 
* Eliminação - Outra coisa muito comum em pessoas com excesso de peso é a constipação (prisão de ventre constante). A acupuntura reeduca o sistema intestinal a eliminar fezes constantemente, colaborando assim na depuração corporal.  
* Compulsão alimentar - A compulsão é um problema ainda mais grave que o apetite voraz. O comedor compulsivo não só tem prazer em comer excessivamente, como também se sente culpado ao término de sua gulodice. É o tipo de caso que durante muitos anos foi exclusivo de clínicas especializadas e que agora a acupuntura traz uma nova proposta a fim de minimizar esses sintomas. O comedor compulsivo é como que um "viciado em comer", e deve ser tratado de forma um pouco mais delicada.
* Qualidade do sono - A pessoa que dorme mal, vive mal. O sono de baixa qualidade é um dos fatores agravantes do estresse e da ansiedade no mundo moderno. Um dos pontos principais do tratamento com acupuntura é resgatar a qualidade do sono do paciente bem como a sua capacidade de relaxar mesmo em situações adversas. 
* Auto-estima - A visão imaginária que o gordo faz de si não é das melhores. Seus padrões de estética são alterados e muitas vezes até mesmo diferenciados. Quando se olha no espelho, o obeso vê seu peso cerca de 30% a menos do que a realidade oferece. Sabe que está bem acima do seu peso ideal mas acha que não está tão mal assim.
Dessa forma, fortalecer o que chamamos de "eu interior" do paciente, torna-se elemento indispensável à um bom caminho de volta na trajetória do emagrecimento.

* Ansiedade - Todo obeso quer perder em dias o que ganhou em anos. E se não for dessa maneira, ele acha que não vai funcionar e que também não vale a pena. O obeso vive ansioso, dorme mal por ter a mente agitada e come excessivamente como se a comida fosse acabar a qualquer momento.
A acupuntura age nos centros reguladores da ansiedade como que um bálsamo calmante. Com o tratamento da acupuntura, o paciente se mantém em níveis de ansiedade sob controle e permite que, dessa forma, possa controlar sua alimentação de forma saudável e até mesmo seguir com algum rigor a sua dieta (coisa que ele nunca conseguiu fazer justamente devido aos altos níveis de ansiedade).

 Conforme se percebe, a acupuntura "cerca o dragão" da obesidade. Ela atua onde medicamento nenhum consegue chegar. A medicina chinesa trata a obesidade não como uma doença ou uma casualidade, mas sim como um distúrbio, um conjunto de sintomas que devem ser verificados caso a caso, de forma personalizada, visando não só o emagrecimento do paciente mas também como uma grande melhora em sua qualidade de vida.
 
                         


Abaixo duas perguntas bastante freqüentes de alguns pacientes sobre emagrecimento com acupuntura. 

1) Acupuntura emagrece?
- Não, acupuntura não emagrece. Quem emagrece é o paciente. É preciso entender que a acupuntura não tira um só grama da pessoa, mas a coloca em condições de começar a perder peso.


2) Se parar de fazer acupuntura a gente engorda tudo de novo?
- Claro que não. A acupuntura não é um medicamento de efeito passageiro. Ela regula o seu organismo e o coloca funcionando corretamente. Após terminado esse processo, o paciente segue sua vida normal e retorna à acupuntura quando desejar e/ou precisar novamente. Mas não que a acupuntura o torne dependente disso.