quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Por que avaliamos a língua do paciente?

              


A língua revela muitas coisas. Nela observamos seu formato, sua cor, sua cobertura (saburra), presença de manchas e tremores. Cada região da língua tem correspondência com um órgão do corpo. Enquanto o pulso revela o aspecto momentâneo e mais recente do paciente, a língua revela a situação real do órgão internos e se manifesta a longo prazo na língua.
Uma das principais indicações de problemas mentais e emocionais é a ponta da língua vermelha (área que corresponde ao coração).
Toda emoção depois de algum tempo causa certa estagnação de Qi (energia vital) e este por sua vez produz fogo o que se traduz nesta ponta vermelha.
Alguns exemplos:

-          problemas mentais severos como a psicose maníaco depressiva ou a psicose  podem manifestar-se com uma forma grosseira e anormal da língua.
-          A raiva muitas vezes se manifesta com lados da língua vermelhos, indicando ascensão do yang do fígado ou fogo do fígado.
-          Se os dois lados e a ponta da língua estiverem vermelhos geralmente indicam problemas mais severos provenientes de raiva e frustração afetando o fígado e o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário