quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Acupuntura e enxaqueca

O QUE É ENXAQUECA

Enxaqueca é a síndrome periódica, constituída por dores na cabeça, geralmente sentidas apenas de um lado, acompanhadas ou não de náusea e vômito. A enxaqueca pode ou não ser acompanhada por aura (pontos brilhantes). A crise de enxaqueca tem tempo variável. Em algumas pessoas a crise de enxaqueca dura 3 horas em outras alguns dias. A dor da enxaqueca pode ser muito forte, chegando a impossibilitar o paciente de ter suas atividades rotineiras, obrigando-o a ficar isolado em local silencioso e com pouca luminosidade.
Vários pacientes relatam que antes da crise de enxaqueca sentem alteração no seu estado emocional, sentido depressão ou ansiedade, outros pacientes relatam vontade de comer doces em período anterior a crise de enxaqueca. Cada enxaqueca tem a sua característica. Mas a dor intensa é a principal característica da enxaqueca.

CAUSAS (ETIOLOGIA) DA ENXAQUECA

Não existe um consenso global quanto a causa exata da enxaqueca.
Sabe-se que a enxaqueca ocorre devido disfunção, episódica, na liberação de substancias químicas inibitórias da sensação de dor, como a beta-endorfina e a serotonina. Estas substâncias inibitórias existem para que não sintamos dores desnecessárias, como por exemplo o roçar da roupa no nosso corpo.
Porém o motivo exato destas alterações bioquímicas, causando a crise de enxaqueca, ainda não foi totalmente definido pela ciência.
A enxaqueca é a dor provocada pela dilatação de vasos sanguíneos do encéfalo. A dor começa quando os vasos dilatam, sendo tipicamente pulsátil, frequentemente só de um lado da cabeça.
Do ponto de vista da Medicina Chinesa na maioria das vezes a enxaqueca é desencadeada por um deseuilíbrio do elemento Madeira (Fígado e Vesícula Biliar).

Por causa dos seus ingredientes específicos, certos alimentos podem provocar enxaqueca. Aqui estão seis ingredientes que são mais frequentemente incriminados:

1. Aminas vasoativas: São substâncias capazes de dilatar os vasos sanguíneos. Elas incluem a tiramina e feniletilamina. A tiramina pode ser encontrada em queijos envelhecidos, fígado de galinha, creme azedo e vinho tinto (especialmente Chianti). A feniletilamina pode ser encontrada em queijos e chocolates.

2. Nitritos: são substâncias adicionadas às carnes como preservativos, e que as tornam mais vermelhas, podendo provocar enxaquecas em pessoas susceptíveis. Os nitritos são encontrados em salsichas e carnes embutidas.


3. Lactose: pode causar enxaquecas em pessoas com deficiência da lactase.

4. Cafeina: quanto maior a ingestão de cafeina, mais altas são as chances de se ter enxaqueca. Os usuários de cafeina têm 30% mais chances de apresentarem crises de enxaqueca. Pode ser encontrada no café, refrigerantes cola ou não cola e chás.

5. Cobre: Este elemento está envolvido no metabolismo das aminas vasoativas e seu metabolismo pode ser anormal nos enxaquecosos. Alimentos que possuem alto conteúdo de cobre ou afetam a absorção ou o transporte do cobre no corpo, podem provocar enxaqueca. Os alimentos ricos em cobre são: chocolates, fígado de boi, ostra, semente de gergilim, castanha de cajú, semente de girassol, castanha do Pará e pistache. Frutas cítricas também aumentam a absorção de cobre. Um aditivo alimentar que transporta o cobre é o glutamato monossódico. 

Em linhas gerais, evite chocolate, queijo, frutas cítricas, moluscos marinhos e álcool. Estes alimentos contêm aminas vasoativas, como a tiramina, que pode causar vasodilatação cerebral. Eles também são alergenos alimentares comuns. Algumas pessoas que sofrem de enxaqueca são deficientes nas enzimas que metabolizam estas aminas. Outros alimentos que contêm estas aminas são abacates, bananas, repolhos, beringela, abacaxi, batata, peixe em lata, carne curada, extrato de levedura, iogurte, figos em lata, cebolas e pasta de amendoim.
Evite aspartame (encontrado no Nutra-sweet , Finn , Zero Cal). Este químico em especial foi implicado em vários estudos como um indutor de enxaqueca.
Alimentar-se de diversas refeições leves pode ajudar a inibir as oscilações de açúcar sangüíneo e a hipoglicemia.. Aqui está um dos diagnósticos diferenciais que não podemos no esquecer: a hipoglicemia.
A acupuntura assim como os remédios,  para serem consistentemente eficazes, precisam, ser considerados como parte de uma ação conjunta enolvendo uma série de mudanças alimentares, de sono, de atividade física, de regulação dos ritmos biológicos, de reequilíbrio emocional e hormonal. Você faz a sua parte (mudanças de hábitos e estilo de vida para melhor), e a acupuntura a parte dela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário